Interview with Alyne Mayara

Boa noite turma!!!! Quanto tempo hahahah. Hoje trouxe para vocês uma incrível historia dessa maravilhosa Blue Angel ruiva.

Nome: Alyne Mayara dos Reis Santos 
Idade: 24 anos 
Relacionamento: Solteira 
Cia em que trabalha: Azul Linhas Aéreas 
Qual foi a sua turma: Turma 5/2014 
Base e cidade natal: BH / SAO 
Instagram: lymayara

Porque escolheu essa profissão? 
Não posso dizer que esse sempre foi meu sonho, mas o amor pela aviação foi crescendo... Em um determinado momento da minha vida eu decidi que não queria passar mais nem um dia sem fazer algo que eu amasse, o problema era que eu não amava nada! Então depois que fiz meu intercâmbio percebi que nasceu um interesse pela profissão, resolvi fazer o curso para ver se era isso mesmo, e acertei na mosca! Hoje amo a minha profissão e a vida que eu levo, e finalmente eu posso dizer que me sinto realizada profissionalmente. 

Como foi sua trajetória para chegar onde está hoje? Teve que desistir de algo? Saiu de sua cidade natal? 
Para chegar aonde estou foi muito estudo e algumas noites em claro. Sai de um emprego estável em um banco para me aventurar nesse novo mundo. Sai de São Paulo, e hoje estou morando em Belo Horizonte, mas em quase todas as minhas folgas voo para São Paulo, para matar as saudades da minha família e do meu namorado. 

Você tem algum outro idioma? Faculdade ou cursos complementares? 
Tenho o inglês avançado, mas que sempre precisa ser praticado para que a minha proficiência não diminua. Um segundo idioma sempre foi um diferencial, mas hoje em dia ele é pre-requisito de qualquer cia aérea, inclusive da Azul que durante algum tempo não exigiu o idioma, hoje exige, e muito. Diferencial mesmo é um terceiro ou quarto idioma. Arranho um pouco no francês e no espanhol, mas ainda preciso me aperfeiçoar muito nesses dois idiomas. Fiz quase todos os cursos relacionados a aviação... Desde aqueles de "como ser chamado", até curso de antiterrorismo a bordo de aeronaves. Curso nunca é demais. Seja como for, presencial ou online, fiz os dois, e os profissionais que ministraram as aulas eram ótimos, independente do método utilizado. O curso superior não contou muito, mas assim como o inglês, acredito que futuramente ele será solicitado. 

Fez o curso de comissário com quantos anos? Em qual escola? Depois de quanto tempo você prestou a ANAC? 
Fiz o curso no início de 2013, com 23 anos. Me achava "velha" para começar o curso com essa idade, mas depois percebi que a idade não significa muita coisa. Assim que terminei o curso em maio eu já prestei Anac, mas não passei de primeira, pelo contrario, passei apenas na terceira vez. Nessa época foi batendo um medo estranho em mim, medo de esquecer... Mas nós vemos tanto as mesmas coisas, que esquecer é quase impossível... Foi questão de concentração mesmo. 

Participou de quantas seleções? Como conseguiu? (Indicações, sedex, email...) 
Participei de 3 seleções, uma da Emirates, uma da Air Europa e a seleção da Azul. Não passei na Emirates por conta do inglês, o meu não é fluente (e não, não da para tentar passar com um inglês intermediário ou avançado), a Air Europa foi a mesma coisa mas por conta do espanhol, por que para eles o espanhol era o idioma principal. E então fiz o processo seletivo da Azul em maio de 2014. Sinceramente não sei dizer porque fui chamada, tentei absolutamente todos os meios possíveis, mas sei que fui escolhida por todo o meu esforço do ultimo ano, tanto para a capacitação profissional, quanto em questão de perfil e comportamento. 

Qual foi a sensação e o que você estava fazendo quando recebeu a ligação da cia que esta hoje? 
Quando me ligaram eu estava dormindo, aliás, em todas as vezes que a Azul me ligou eu estava dormindo, por sorte não pensaram que eu não tinha interesse na vaga...rs Não tive uma sensação específica, fiquei anestesiada. Um pouquinho depois que desliguei caiu a ficha e meu coração disparou tão forte que eu achei que ele estava compensando a minha falta de emoção de poucos minutos atras. Desci correndo para a cozinha e contei para a minha mãe, que já estava chorando porque havia escutado a ligação. Foi muito emocionante, pude ver o orgulho nos olhos dela. 

E como foi ao saber que passou na seleção? 
Foi estranho... Não sei explicar muito bem. Mas é um sentimento do tipo "ok, passei, mas e agora?" Porque a gente se acostuma a só correr atras de um sonho, e as vezes quando ele chega você não sabe muito bem o que fazer. Hoje eu sei que eu tenho que viver esse momento, mas naquela hora eu não sabia muito bem. 

Seu primeiro dia de treinamento, como foi? 
Foi muito tranquilo. Nos apresentaram a empresa, como ela funciona, o que esperam de nós, o que podemos esperar dela e seus valores. Foi praticamente o único dia tranquilo, porque depois começa a correria, ai você começa a perceber que prestar ANAC é apenas a pontinha do iceberg.

E do seu primeiro voo? 
Meu primeiro voo foi o máximo. Como está entrando muita gente nova na empresa, então é fácil você voar com alguém que fez treinamento com você. Para a minha sorte eu voei com um dos companheiros de treinamento mais animado e prestativo, sem contar que toda a tripulação se preocupa muito em te ajudar e te dar uma luz...rs 

Em quais equipamentos você voa?
Eu tenho habilitação para Embraer e Atr, mas atualmente tenho voado apenas EMB. 

Ja passou por alguma situação engraçada como tripulante? 
Ah, já sim...rs muitas, quase todo voo tem alguma situação, a mais recente foi que eu praticamente vai sentada no colo de um cliente durante uma turbulência inesperada. Fiquei com muita vergonha!!!! O bom é que os clientes costumam ser muito compreensivos, eles entendem bem a situação e muitas vezes te ajudam... Descruzam os cintos quando você tem que sentar de repente, ou quando está quase caindo com a bandeja. rs 

Deixe um recado para a galera: 
"Persista e não desista". Pode parecer clichê, eu acho clichê, mas é a puta verdade. A aviação está passando por um momento ótimo, a hora é agora. Corra atras de uma foto apresentável para o seu currículo, treine em frente ao espelho, mande currículo por pombo correio se necessário. Um dia a hora chega para todos, e quando ela chegar esteja preparado para que você não perca a oportunidade. E uma coisa eu digo, cada oportunidade que você perde na aviação, é uma oportunidade que não volta nunca mais, vi isso acontecer com vários colegas. Tenha algum diferencial, seja o diferencial. Procure uma maneira de se destacar positivamente, sorria, seja simpático, solícito... Mas que isso seja natural seu, se não for, você está querendo entrar na profissão errada, porque pode ter certeza de que não da para viver com uma mascara trabalhando quase 10h por dia. Isso te faz infeliz, e faz os outros infelizes. Se sinta realizado com a sua decisão, o bom trabalho vem, e o reconhecimento também.


Alyne, muuuuito obrigado por deixar seu registro aqui no nosso bloguinho, que Deus te abençoe sempre nessa maravilhosa etapa da sua vida, um grande beijo e VOE ALTO!


Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário