Nome: Michel Souza
Idade: 26
Relacionamento: SolteiroCidade Natal: São Paulo
Redes Sociais: Instagram/Snap: mitchelsouza
Empresa para qual trabalha: Avianca Brasil
Turma: 33
Base: SAO
Fale um pouco sobre você:
Bom, eu sou uma pessoa bem calma, gosto muito de ir a parques andar de patins, ir ao cinema com amigos, assistir séries, ficar em casa de bobeira, e conversar, isso eu amo de paixão, bater um bom papo, falar sobre tudo, o bom é que sempre tenho história pra contar não é mesmo?
Você tem alguma tatuagem? Onde?
Sim sim, tenho algumas, nas costas, na costela, no pulso, eu adoro tatuagem, e o medo de muitas pessoas é acharem que quem tem jamais irá conseguir entrar na aviação, creio que se você é um bom profissional não será isso que irá te atrapalhar, isso depende da cia claro, e claro que, temos que ter opções, exemplo dos meninos que tem o braço fechado por uma, com certeza terão que usar uma camisa de manga longa, as minhas não são tão grandes, as que ficam aparente do uniforme eu cubro com micro poro.
Porque escolheu essa profissão?Escolhi ser comissário por influência de uma amiga comissária da Azul, ela vivia falando que a profissão era a minha cara, que eu tinha que fazer o curso, que eu era a cara da Avianca (ainda hoje quero saber que cara que é essa), foi por muita insistência que eu resolvi fazer o curso.
Como foi sua trajetória para chegar onde está hoje? Teve que desistir de algo? Saiu de sua cidade natal?
Sem sombra de dúvidas foi uma jornada difícil, mas muito linda! Resolvi fazer o curso em uma época que o país não está financeiramente bem, e isso afeta a aviação, eu comecei o curso em fevereiro do ano passado e terminei em julho, muitos imprevistos acontecendo mas consegui me formar, fiz a banca da Anac e fiquei de segunda época no bloco 2, e refiz em novembro, quando abriu vagas da Avianca eu me candidatei com tanta esperança e fé, acho que isso me ajudou bastante, fiz seleção pra base SSA mas o universo conspirou ao meu favor e acabei ficando em SÃO, felicidade sem limites!!
Você tem algum outro idioma? Faculdade ou cursos complementares?
Comecei a faculdade de Administração mas tranquei, vi que não era o que eu queria, hoje em dia vejo que é aviação o que amo e pretendo me especializar nisso, enquanto não curso Aviação Civil sempre fui a palestras sobre aviação que as vezes tem no aeroclube de São Paulo, isso me ajudou bastante, em questão de idioma o inglês eu consigo me virar bem, porém com o espanhol eu me sinto mais seguro.

Fez o curso de comissário com quantos anos? E em qual escola?
Eu comecei o curso com 25 anos, e no final do curso completei 26, me formei na Escola Master de Aviação.
Depois de quanto tempo você prestou a ANAC? O que achou da prova?
Prestei Anac uns 20 dias depois do final do curso, sempre fui inseguro com regulamentos da aviação civil, creio que o nervosismo me atrapalhou e acabei ficando de segunda época por 1 questão, refiz o bloco e acertei 19, eu já estava mais calmo e isso me ajudou, a prova não é aquela bicho-de-sete-cabeças que as pessoas falam, é você entender o assunto, aprender e não decorar.
Participou de quantas seleções? Como conseguiu? (Indicações, sedex, email...)
Participei apenas de 1 seleção, eu me inscrevi pra vaga base RIO, porém não fui convocado, assim que abriu vaga SSA eu vi a vaga porem não me candidatei, mas em um certo dia recebi uma ligação do RH da Avianca, eu não acreditava, estava sendo convidado para participar de um processo seletivo pra base que eu não tinha me candidatado, fiquei super feliz, aceitei e hoje estou aqui!
O que estava fazendo e onde estava quando soube que passou na seleção?Eu lembro que eu estava dormindo e acordei com o celular tocando, porém ele estava longe então virei e voltei a dormir, algumas horas depois, levantei e olhei o celular, tinha várias ligações perdidas de um número de telefone fixo, mantive contato com pessoas da minha seleção e eles estavam falando que a Avianca estava ligando, eu fiquei desesperado, tentei retornar mas dizia que o número não existia, e me falaram que aquele número era sim da Avianca, alguns minutos depois o mesmo número estava me ligando quando eu estava voltando da padaria, dai me falaram que eu tinha sido aprovado, na hora você chora sem querer, sorri, e agradece muito a oportunidade, é algo que não tem como esquecer nunca!
Como foi seu primeiro dia de treinamento?
Emocionante, você conhece também histórias incríveis de todos, do sonho e de como é ter conseguido chegar lá!
Em relação ao check ANAC, o que achou? Teve alguma dificuldade?Eu achei muito bom, muito padrão e operacional, afinal, somos agentes de segurança, poucas pessoas sabem qual o real papel do comissário, não tive dificuldades pois meus instrutores foram incríveis e nos deram um treinamento sem sombra de dúvidas excepcional!
Em quais equipamentos você voa?
A32F (Airbus A318, A319, A320)
Como foi seu primeiro voo e qual foi o destino?
Salvador. Foi incrível, uma tripulação excelente, você voar como tripulante é uma sensação maravilhosa, você não olha mais a aeronave como passageiro, vou lembrar sempre desse dia!
Algum episódio que marcou sua vida como tripulante:
Eu estava indo sentado ao lado de um passageiro pra POA, conversamos muito sobre aviação, eu havia contado a ele que era novo na empresa e na profissão e tirado algumas dúvidas dele, ele me desejou muita sorte na profissão, e falou que eu iria ser um ótimo comissário, que iria voltar outras vezes e esperava me ver novamente tripulando aquele voo! Isso pra um profissional é algo que fica marcado.
Em sua opinião... Qual o lado positivo e negativo nessa área?
O positivo é ter a oportunidade que muitas pessoas não tem de conhecer lugares, desfrutar do que a profissão pode lhe oferecer, o negativo é viver fora de casa, mas não seria um negativo ruim, pois isso está nos ensinando a nos adaptar a lugares e pessoas.
Deixe alguma dica ou mensagem para os leitores:
Não desistam JAMAIS, eu digo sempre que Deus não planta flores em solos que não sejam férteis, precisamos regar essas flores, manter a fé, o tempo de Deus é diferente do nosso, as vezes desistimos por pessoas falarem que não iremos conseguir, mas isso quem decide é Deus, e claro, nós! Se não tentarmos jamais saberemos se teria dado certo. Um céu de brigadeiros a todos, super beijo!



Nenhum comentário:
Postar um comentário